Credenciamento da Oncologia do Hospital de Rio do Sul será assinado nesta quinta-feira

Pedido feito em Brasília pelo deputado Peninha vai garantir atendimento para pacientes de todo o Alto Vale do Itajaí

Pedido feito em Brasília pelo deputado Peninha vai garantir atendimento para pacientes de todo o Alto Vale do Itajaí

Será assinada nesta quinta-feira, dia 10 de maio, em Brasília, a portaria de Alta Complexidade de Oncologia, que credencia o Hospital Regional Alto Vale – HRAV, de Rio do Sul. Com o credenciamento, pacientes de toda a região poderão utilizar o novo espaço para tratamento de câncer.

A confirmação havia sido feita pelo ministro da Saúde, Gilberto Occhi, durante audiência com lideranças do Alto Vale, em sinal positivo ao pedido do deputado federal Rogério Peninha Mendonça (MDB/SC). “Estou muito feliz com essa assinatura. É de extrema importância para o atendimento desses pacientes que, atualmente, precisam se deslocar para outras regiões em busca de atendimento”, comemora Peninha.

O Centro de Oncologia, que tem capacidade para até 500 atendimentos mensais, em funcionamento desde março desse ano, está atendendo apenas pacientes de Rio do Sul. No Alto Vale, cerca de 450 pessoas com câncer têm que se deslocar a Lages, Blumenau ou Florianópolis para tratamento. 

O ato de assinatura ocorrerá no Ministério da Saúde, durante encontro do Fórum Parlamentar Catarinense, e deve contemplar ainda o Hospital da Cidade de São Bento do Sul para a Alta Complexidade de Oncologia, e de serviço de Cardiologia para o Hospital de Mafra.

Além de Peninha, outros deputados catarinenses tiveram papel importante para a conquista, como Esperidião Amin (PP), Carmem Zanotto (PPS) e João Paulo Kleinübing (DEM), além do senador Dário Berger (MDB).