Engordamento da faixa de areia em Balneário Camboriú volta à pauta em Brasília

A convite do deputado Peninha, Ministro do Turismo visitará a cidade para conhecer o projeto

A convite do deputado Peninha, Ministro do Turismo visitará a cidade para conhecer o projeto

Uma reinvindicação antiga e de extrema necessidade para Balneário Camboriú obteve um importante passo em Brasília. Em audiência com o deputado federal Rogério Peninha Mendonça e o prefeito Fabrício Oliveira, o Ministro do Turismo, Marx Beltrão, firmou o compromisso de visitar a cidade catarinense ainda no mês de agosto para conhecer o projeto de engordamento da faixa de areia da praia.

Por meio de imagens de satélites, a administração municipal percebeu uma redução significativa da faixa de areia nos últimos anos. O local mais crítico apontado pelo estudo fica na Barra Sul, que pode inclusive desaparecer em breve. Por isso, o projeto busca ampliar toda a faixa ao longo dos oito quilômetros da orla. “Balneário se tornou conhecida mundialmente por sua beleza, nós não podemos deixar que esse potencial turístico seja prejudicado. É mais qualidade de vida para a população, é mais renda para o município. Por isso, não vamos medir esforços em busca da execução dessa obra”,  explica Peninha.

O projeto compreende o preenchimento de uma faixa de pelo menos 70 metros, sendo 25 de urbanização e outros 45 de faixa de areia, com orçamento previsto de R$ 100 milhões. “Nós temos sofrido muito com isso. No fim do ano passado, enfrentamos uma maré astronômica em que o Calçadão e toda a Avenida Atlântica foram tomados por areia. Essa é uma obra de extrema importância, principalmente para o turismo da cidade”, completa o prefeito.