Jaraguá do Sul deve se tornar a Capital Nacional dos Atiradores

Projeto de Lei será apresentado pelo deputado Peninha, em Brasília, para garantir título à cidade

Projeto de Lei será apresentado pelo deputado Peninha, em Brasília, para garantir título à cidade

A maior Festa dos Atiradores fora da Alemanha, realizada há 29 anos em Jaraguá do Sul, pode garantir visibilidade nacional ao município. Nos próximos dias, o deputado federal Rogério Peninha Mendonça (PMDB/SC) apresentará, em Brasília, um projeto de lei para que a cidade se torne a Capital Nacional dos Atiradores.

Neste ano, em apenas 10 dias, a paixão pelo tiro reuniu mais de 91 mil pessoas durante a 29ª edição da Schützenfest. Para Peninha, a importância cultural e histórica que o esporte tem na cidade já seria justificativa plausível para o título: “Neste ano pude prestigiar o evento em duas oportunidades. A gente percebe o envolvimento da comunidade e também a satisfação desse encontro para os atiradores. É uma prática centenária, herança dos imigrantes alemães que nós precisamos garantir que seja eternizada”.

A sugestão do PL foi feita pessoalmente ao parlamentar por representantes da Associação de Clubes e Sociedades de Tiro do Vale do Itapocu (ACSTVI), durante uma das visitas à festa. Na oportunidade, Peninha estava acompanhado do também deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSC/SP), filho do presidenciável Jair Bolsonaro.

Recentemente, David Willian Horongoso - que é membro da associação e representou o presidente Sido Hornburg - formalizou o pedido na capital federal. “Entreguei ao deputado a solicitação em nome das 16 sociedades inscritas e atuantes que compõem a associação. Peninha é muito solícito com as nossas causas, e entende a relevância que esse título tem para nossa cidade e também para os atiradores. Só temos a agradecer tamanho apoio”, explica Horongoso.