REGULAMENTO - Concurso de Redação

Seleção para o Estágio-Visita oferecido pela Câmara dos Deputados - Indicações do deputado Rogério Peninha Mendonça (PMDB/SC)

Seleção para o Estágio-Visita oferecido pela Câmara dos Deputados - Indicações do deputado Rogério Peninha Mendonça (PMDB/SC)

CONCURSO DE REDAÇÃO – REGULAMENTO

1. Tema: Os desafios da Segurança Pública no Brasil.

QUEM PODE PARTICIPAR

2. Podem participar estudantes universitários de qualquer idade e área de atuação, desde que residam em Santa Catarina.

3. Está vedada a participação de universitários que já participaram do “Estágio-Visita” ou do “Estágio Participação” – ambos oferecidos pela Câmara dos Deputados.

A REDAÇÃO

4. Cada candidato deverá escolher o estilo e o título da sua redação.

5. O texto deverá ter, no máximo, 2.500 caracteres.

6. Cada estudante poderá participar com apenas UMA redação. Caso seja identificado plágio, o candidato será desclassificado.

7. O universitário, ao participar do concurso, autoriza a publicação de seu texto.

CLASSIFICAÇÃO

8. As redações deverão ser enviadas até o dia 21/03/2018 para o endereço eletrônico: [email protected]

9. Junto à redação, o participante deverá informar seu nome, data de nascimento, endereço, curso e instituição de ensino, além de um número de telefone para contato.

10. Todos os textos serão analisados pela banca examinadora, composta por três jurados (veja mais no item 22). Cada integrante da banca aplicará uma nota de 0 a 10 às redações.

11. As dez redações que obtiverem a maior nota estarão classificadas à fase final do concurso.

FASE FINAL

12. As redações classificadas serão publicadas na página que o deputado Rogério Peninha Mendonça mantém no Facebook (www.fb.com/deputadopeninha) a partir do dia 04/04/2018.

13. Os dois candidatos que conseguirem mais curtidas em suas respectivas redações até às 21h do dia 16/04/2018 serão os vencedores.

PREMIAÇÃO

14. Os dois ganhadores participarão do “Estágio-Visita de Curta Duração” na Câmara dos Deputados, em Brasília, por indicação do deputado federal Rogério Peninha Mendonça.

15. Assim que o resultado for divulgado, a equipe do deputado Peninha entrará em contato com os vencedores para combinar detalhes da inscrição.

16. Participantes do Estágio-Visita passarão uma semana em Brasília, visitando as dependências e acompanhando o dia-a-dia do Congresso Nacional, protagonizando debates e simulações.

17. A Câmara dos Deputados oferece gratuitamente aos participantes do Estágio-Visita:
17.1 – Hospedagem na Escola Nacional de Administração Pública (ENAP);
17.2 – Café da manhã, almoço e jantar;
17.3 – Traslado entre o alojamento e a Câmara dos Deputados;
17.4 - Certificado de 36 horas aos participantes que estiverem presentes em 100% das atividades.

18. O deslocamento da cidade de origem até Brasília deverá ser custeado pelo participante do Estágio-Visita.

19. Mais informações sobre o programa, no site da Câmara dos Deputados.

20. Os oito classificados à fase final que não participarão do Estágio-Visita receberão, autografados, um exemplar dos livros:
20.1 – “Mentiram Para Mim Sobre o Desarmamento”, de Flavio Quintela e Bene Barbosa;
20.2 – “Articulando em Segurança - Contrapontos ao Desarmamento Civil”, de Fabricio Rebelo.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS

21. Os casos omissos serão resolvidos pela equipe de assessores do deputado Rogério Peninha Mendonça.

22. Banca de jurados:

22.1 – Dionisio Tonet é Coronel da Polícia Militar em Santa Catarina. Especialista em Gestão Estratégica de Segurança Pública, comandou a 4ª Cia do 13ºBPM em Ituporanga, o 13ºBPM em Rio do Sul e a 2ª Região Policial Militar de Lages. Foi Chefe da 4ª Seção do Estado-Maior Geral em Florianópolis, onde também dirigiu o Colégio Policial Militar. Palestrante renomado, atuou como Instrutor de Formação nos cursos de Soldados, Cabos, Sargentos e Oficiais da PM em Santa Catarina, em áreas jurídicas e técnicas, nos campos do direito público, penal e processual.

22.2 – Fidelis Antonio Fantin Junior é consultor de orçamento e fiscalização financeira da Câmara dos Deputados, onde coordena o núcleo de Defesa e Justiça. Formado em Ciências Econômicas, especialização em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e em Contabilidade Pública pela Universidade de Brasília (UnB). Tem cursos nas áreas de Economia, Defesa e Segurança Pública pela George Washinton University, pela National Defense University (EUA) e pelo Marshall Center de Estudos de Segurança (EUA/Alemanha). Foi analista do Ministério do Planejamento. Atua como docente no CEFOR desde 2003.

22.3 – Dr. Gustavo Camilo Baptista é membro da carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão. É Psicólogo e Mestre em Educação pela Universidade de São Paulo e Doutor em Psicologia Clínica pela UnB. Foi investigador da Polícia Civil do Estado de São Paulo e Coordenador Geral de Pesquisa e Análise da Informação da Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça. Atualmente é diretor-substituto de Articulação e Projetos da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas do Ministério da Justiça e Segurança Pública.