Agências do Trabalho e da Previdência Social serão mantidas em Brusque e Tijucas

Deputado Peninha foi mediador para a manutenção dos serviços nos municípios catarinenses

Deputado Peninha foi mediador para a manutenção dos serviços nos municípios catarinenses

Serão mantidas em funcionamento a Agência Regional do Trabalho de Brusque e a Agência da Previdência Social de Tijucas. A decisão foi comunicada ao deputado federal Rogério Peninha Mendonça (MDB/SC) após audiências em Brasília nesta semana.

O deputado, atendendo ao pedido da comunidade e lideranças que estavam preocupadas com a possibilidade de fechamento das agências, solicitou junto à Secretaria do Trabalho e à Presidência do INSS, a manutenção dos serviços.  

Agência do Trabalho em Brusque

Os rumores do fechamento da Agência tiveram início em fevereiro, com informações da Superintendência Regional. Acionado pelas lideranças locais, o deputado Peninha entrou em contato com a Secretaria do Trabalho, no Ministério da Economia, para reverter a situação.

Além de Brusque, a Agência, que é uma das mais antigas do Estado, atende também os municípios de Guabiruba, Botuverá, São João Batista, Nova Trento, Tijucas, Major Gercino e Gaspar. Com seu fechamento, a população destas cidades teria que se deslocar até Blumenau ou Itajaí em busca de atendimento.

“A Agência continuará operando normalmente, apenas mudará de local devido a uma parceria com a Prefeitura de Brusque para um espaço mais adequado de atendimento. Além disso, o órgão informou que em breve estará disponível aos trabalhadores a Carteira de Trabalho Digital, visando a desburocratização em sua emissão, que não precisará mais ser presencial”, informa o deputado Peninha.

Agência do INSS de Tijucas

A situação da Agência do INSS de Tijucas foi similar ao caso de Brusque. No início do ano, surgiu a notícia de que a Agência seria transformada em um posto de atendimento. Considerando o pedido do vereador Fernando Fagundes, que já havia enviado ofício ao Presidente do INSS com o apelo do não fechamento, o deputado reiterou a solicitação de melhorias no atendimento e manutenção da agência do INSS no município.

Após intervenção do deputado, o INSS enviou ofício de resposta com a informação de que não há qualquer determinação para o fechamento da unidade.