Aprovado projeto que garante a Ituporanga o título de Capital Nacional da Cebola

Proposta do deputado Peninha recebeu apoio unânime na Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado

Proposta do deputado Peninha recebeu apoio unânime na Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado

O Projeto de Lei de autoria do deputado Rogério Peninha Mendonça (MDB) que concede a Ituporanga o título de Capital Nacional da Cebola foi aprovado na Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado, nesta terça-feira, dia 09. A proposta apresentada ainda 2012 pelo parlamentar foi relatada pelo também catarinense, senador Dário Berger.

“Esta é, mais uma vitória dos ituporanguenses aqui em Brasília! Apesar de muita gente falar, e deste título já ser bastante difundido, nós não podemos utilizá-lo como título oficial. E isso é importante para que outra município não se aproprie da nossa identidade. Este projeto é sem dúvida um presente à cidade onde moro e que me projetou à vida pública.” explicou o autor.

Com a aprovação do PL 4176/2012, a denominação passará a ser reconhecida por Lei. Ituporanga tem uma tradição muito forte e já está consolidada há anos como Capital Nacional da Cebola. No entanto, a migração da cultura para outras regiões do país poderia colocar em xeque essa identidade.

No Brasil, a cebola é cultivada em 14 estados, mas Santa Catarina é disparado o maior produtor: 37% da área total. Só no município de Ituporanga são produzidos 12% do abastecimento nacional, com um acumulado anual de 90 mil toneladas, em 7,8 mil hectares de plantação.