Confirmado posto de emissão de passaporte em Blumenau

No ano passado, lideranças da cidade estiveram em Brasília para fazer a solicitação

No ano passado, lideranças da cidade estiveram em Brasília para fazer a solicitação

A cidade de Blumenau terá, em breve, um posto de emissão de passaporte. O município era o único do Sul do Brasil com mais de 350 mil habitantes que não contava com o serviço. Em junho de 2019, o coordenador do Fórum Parlamentar Catarinense, deputado Rogério Peninha Mendonça, levou a demanda ao diretor geral da Polícia Federal, Maurício Leite Valeixo, juntamente com lideranças de Blumenau.

O deputado comemora a conquista: “Cada dia é maior o número de pessoas que busca pelo serviço. Blumenau é um centro de negócios e a cidade mais próxima que oferece emissão de passaporte é Itajaí, onde 60% dos inquéritos são de Blumenau. Diversos municípios da região também serão beneficiados”.

União das lideranças

Além do parlamentar, diversas autoridades foram importantes no processo de conquista para instalação do posto: o prefeito Mário Hildebrandt, o vereador Sylvio Zimmermann, o presidente da Associação Empresarial de Blumenau (ACIB), Avelino Lombardi, e o deputado estadual Ricardo Alba.

“Destaco o empenho destas lideranças em levar o serviço para Blumenau. Inclusive, o vereador Sylvio coordenou um estudo do Fórum Municipal de Segurança Pública que, dentre outros dados, apontou que o posto em Blumenau vai beneficiar 830 mil habitantes. O documento, certamente, foi fundamental na decisão da PF”, observa o deputado Peninha.

O prefeito da cidade também vibra com a notícia. “Envolvemos as lideranças, entidades civis e públicas, associações e parlamentares por se tratar de uma demanda muito solicitada pela comunidade que hoje, felizmente, estamos vendo ser concretizada”, comenta Mário.

O Posto será instalado no Shopping Park Europeu e o espaço já foi demarcado com uma plotagem, anunciando a novidade.