Está aberta licitação da ponte entre Ibirama e Apiúna

Propostas para recuperação da estrutura na BR-470, construída na década de 60, serão abertas no dia 30 de junho

Propostas para recuperação da estrutura na BR-470, construída na década de 60, serão abertas no dia 30 de junho

A empresa que executará a reforma da ponte localizada na BR-470, KM 114, será conhecida no dia 30 de junho. Conforme publicação do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) no Diário Oficial da União, as obras de melhoria na ponte serão contratadas na modalidade de Regime Diferenciado de Contratação. Ou seja, será responsável por todas as etapas do projeto, desde o estudo até a conclusão.

A ponte foi construída nos anos 1960 e passou por reformas na década de 80. Com 200 metros de comprimento, vem apresentando problemas em sua estrutura, motivo de preocupação entre a comunidade.  

No final de abril, lideranças estiveram no local para vistoriar as condições da estrutura, inclusive o chefe de gabinete do parlamentar, Rafael Pezenti, e o deputado estadual Jerry Comper (MDB). Em Brasília, o deputado federal Rogério Peninha Mendonça (MDB/SC) tem atuado para agilizar a liberação dos investimentos.

Melhorias previstas

Conforme o edital de licitação, a ponte receberá obras de recuperação, alargamento e reforços na estrutura. A largura passará dos atuais 9,4 metros para 15,2 metros após a reforma. “Além de resolver um problema que vinha se estendendo há pelo menos 10 anos, o alargamento vai dar mais segurança na passagem de veículos maiores, como colheitadeiras e caminhões”, explica o deputado Peninha.

A estrutura também receberá acostamento, passeio, guarda corpo e barreiras rígidas. O valor total da obra não foi divulgado, mas o pontapé inicial do Governo Federal será de R$ 1,6 milhão.

O cronograma da obra está previsto em 15 meses, contando a elaboração do projeto e execução das melhorias. O trânsito deverá ser interrompido apenas parcialmente, em determinados períodos.