Hospital de Timbó é indicado para receber prêmio nacional

Instituição foi escolhida pelo deputado Peninha para homenagear atuação na Saúde da Mulher

Instituição foi escolhida pelo deputado Peninha para homenagear atuação na Saúde da Mulher

Há mais de oito décadas o Hospital e Maternidade OASE tem sido referência em atendimento no Vale do Itajaí. Para homenagear o serviço prestado à comunidade, o deputado federal Rogério Peninha Mendonça (MDB/SC) indicou a unidade para receber um reconhecimento nacional por meio do Prêmio Dr. Pinotti 2019.

“Eu acompanho o trabalho da unidade há pelo menos vinte anos e isso me dá uma grande segurança pra fazer esta indicação. São mais de 400 profissionais no trabalho direto e indireto na unidade que oferece serviços de ginecologia e obstetrícia 24 horas por dia. Mais de 70 crianças vêm ao mundo todos os meses através do trabalho realizado pela equipe do hospital”, justifica Peninha.

O Hospital de Timbó foi fundado em 1937 e é gerido de forma beneficente pela Ordem Auxiliadora das Senhoras Evangélicas (OASE). A unidade atende nas especialidades média e de alta complexidade os 120 mil moradores do Vale do Itajaí e também as demandas recorrentes de outras regiões do Estado. Para ser indicada ao prêmio, a instituição deve se destacar por trabalhos ou ações na promoção do acesso e também pela qualificação dos serviços de saúde da mulher.  

O presidente do conselho diretor, Haroldo Ritzke, destaca o trabalho realizado junto às gestantes. “Existe um acompanhamento muito próximo das mulheres durante este período, que é um preparatório para o nascimento dos bebês. São palestras, encontros de orientação durante a gravidez e no pós-parto. Estamos também trabalhando para habilitar o banco de leite materno, o que dará mais suporte aos recém-nascidos”, explica.

A unidade possui dez leitos exclusivos para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulta e outros 110 de atendimento clínico. Tem a atuação direta de 300 profissionais e pelo menos mais 100 médicos prestadores de serviço em diferentes especialidades. O Hospital Amigo da Mulher será escolhido por votação direta de um conselho deliberativo na Câmara dos Deputados, e a solenidade de premiação acontecerá em 28 de maio, Dia Internacional de Luta Pela Saúde da Mulher e Dia Nacional de Redução da Mortalidade Materna.