Indústria Calçadista em evidência no Congresso

São João Batista, localizada no Vale do Rio Tijucas, é referência nacional na produção de calçados

São João Batista, localizada no Vale do Rio Tijucas, é referência nacional na produção de calçados

O deputado federal Rogério Peninha Mendonça (MDB/SC) aderiu ao documento para criação da Frente Parlamentar Mista em Apoio à Indústria Calçadista. Santa Catarina é destaque no setor com a cidade de São João Batista, Capital Catarinense do calçado e 4º principal polo de calçados do país.

A criação da Frente se justifica pelo fato de que o setor ainda se recupera de uma forte recessão, iniciada em 2017, não conseguindo retomar seu volume de negócios e uma posição de destaque na economia nacional. “Precisamos trazer esse assunto ao Congresso Nacional para encontrar meios de incentivar a modernização dos parques industriais calçadistas. Pensando em nosso Estado de Santa Catarina, teremos mais empregos e renda”, justifica Peninha.

De acordo com o último levantamento divulgado no site oficial do município, São João Batista possui 395 empresas de fabricação de calçados em atividade e emprega mais de 8 mil trabalhadores. Além disso, São João Batista reúne uma série de fabricantes de componentes, facilitando a agilidade na produção local.

A iniciativa da criação da Frente Parlamentar da Indústria Calçadista é do deputado Roberto Alves (Republicanos/SP).