Peninha articula credenciamento da Oncologia do Hospital Regional

Habilitação junto ao Ministério da Saúde é necessária para garantir o tratamento a pacientes do Alto Vale

Habilitação junto ao Ministério da Saúde é necessária para garantir o tratamento a pacientes do Alto Vale

Uma conquista histórica: o setor de Oncologia do Hospital Regional Alto Vale – HRAV, em Rio do Sul, começou a funcionar. No entanto, a nova ala, com capacidade para 500 atendimentos mensais, está recebendo apenas pacientes de Rio do Sul. A limitação se dá porque a unidade ainda não conseguiu credenciamento junto ao Ministério da Saúde.

Em Brasília, o deputado federal Rogério Peninha Mendonça (MDB/SC) levou o pleito ao ministro Ricardo Barros. “Eu me comprometi com os diretores da unidade e também com a população do Alto Vale. E o ministro foi muito solícito durante a nossa conversa. O pedido está feito, agora precisamos cobrar celeridade nos trâmites. Nós lutamos tanto para colocar esses equipamentos lá, para garantir um espaço confortável e principalmente evitar esse deslocamento desumano dos pacientes para outras cidades, agora precisamos e vamos conseguir vencer mais esta etapa”, destaca o parlamentar.

Caso o credenciamento não aconteça, o hospital precisará suspender o serviço. Hoje, cerca de 450 atendimentos mensais de pacientes do Alto Vale do Itajaí são realizados nos centros oncológicos de Lages, Blumenau e Florianópolis. “Esse deslocamento a cada dois ou três dias para outras cidades, somado a horas de espera, é um desgaste muito grande. É ainda maior para pessoas que já estão debilitadas por conta do tratamento. Nós precisamos humanizar isso e a nossa unidade está pronta: tem capacidade técnica e clínica”, explica Giovani Nascimento, presidente da Fundação de Saúde do Alto Vale do Itajaí - Fusavi, mantenedora da unidade.

O Centro de Oncologia do HRAV tem área de 1,3 mil m2, com capacidade para 60 cirurgias e 500 atendimentos mensais de quimioterapia, além de consultórios para atendimento reservado. As obras foram concluídas no mês de abril e a inauguração oficial deve ocorrer na próxima segunda-feira, 19 de março.