Peninha é recebido pelo ministro da Agricultura, Marcos Montes

Em pauta, recursos para o setor primário catarinense e o projeto de contratação nas lavouras

Em pauta, recursos para o setor primário catarinense e o projeto de contratação nas lavouras

O novo ministro da Agricultura, Marcos Montes, recebeu o deputado federal Rogério Peninha (MDB/SC) nesta quarta-feira, dia 08, em Brasília.  Na conversa, o parlamentar pediu a liberação de recursos para os municípios catarinenses que, a partir de agora, devem receber maior atenção na área. Isso porque Montes, que assumiu no lugar de Tereza Cristina, é amigo de longa data do deputado.

“Sempre fui muito bem assistido com a ministra Tereza Cristina, mas o ministro Marcos Montes tem sido um parceiro de trabalho há muitos anos. Inclusive, foi um dos grandes incentivadores para que eu colocasse meu nome à disposição para concorrer ao Senado e também para que o Rafael ocupe minha cadeira na Câmara”, enfatiza Peninha, que poderá concorrer às prévias do MDB para a vaga de senador.

Em seu lugar, é pré-candidato a deputado federal o jornalista Rafael Pezenti, que trabalha com Peninha há 15 anos.

PL da contratação nas lavouras

O ministro também demonstrou apoio ao projeto do deputado Peninha (PL1059/22), que tramita na Câmara dos Deputados, e flexibiliza a contratação de mão de obra pelos pequenos produtores rurais, especialmente na época do plantio de da colheita.

Além de ampliar o número de trabalhadores que podem ser contratados, a proposta permite que o produtor contrate empresas especializadas em fornecimento de mão de obra sem perder a condição de Segurado Especial, o que atualmente é proibido. Hoje, diante da dificuldade de contratação de trabalhadores, o agricultor negocia com intermediários e acaba sendo alvo de ações do Ministério Público do Trabalho.